Meus doces, bom dia.
Depois de bons dois meses de reclusão, fico feliz de estarmos de volta.
Esse é o lado positivo da gratuidade da news: eu não preciso (apesar de fazê-lo) me cobrar em ter uma constância de 2, 3 posts na semana, caso não haja algo a ser dito ou eu estiver passando por uma ressaca criativa - já dando um spoiler do próximo post, sabe quando dizem que o melhor a se fazer, muitas vezes, é não fazer nada?
Há um tempo queria fazer um quadro despretensioso aos domingos (como faz meu amabilíssimo amigo Lucas Abreu que faz uma excelente newsletter sobre VC, que está recomendada aqui no meu Substack), às vezes recomendando um livro, um podcast ou mesmo um post no Substack que li e achei interessante. Tudo, claro, relacionado a mercado e áreas correlatas. Vamos testar o formato juntos a partir da próxima semana e vemos se agrada.
Avisos dominicais
A brincadeira de 'junk bonds' se dá ao fato de que você provavelmente não chegou nessa newsletter porque quer ver este conteúdo, mas ele está no pacote. risos
Agora tenho um Instagram onde pretendo postar meus textos, dado que, com a briga do El*n Musk com o CEO do Substack, o alcance ficou comprometido no twitter. Você pode me seguir neste link.
Decidi aumentar a frequência (obviamente não só retornar, mas aumentar a quantidade de posts na semana) por aqui, e consequentemente testar novos formatos. O feedback de vocês é sempre muito importante.
E sim, habemus Compounders. Temos duas entrevistas na fase de correção, uma na fase de redação e duas na fase de conciliar agenda. Felizmente ainda temos muitos gestores que montaram suas assets com culturas e processos muito interessantes, que acredito valer a pena trazer por aqui.
Por fim, amanhã é aniversário de um ano da News! E gostaria de compartilhar com vocês alguns números a respeito…
Somos 2.333 inscritos, com uma média de 5k visualizações por mês (Deus tá vendo você olhar os posts e não se inscrever…). A maior parte da base veio do Twitter, mas hoje temos também muita gente vindo do Instagram e de fonte direta (possivelmente porque alguém recomendou). Muito, muito mais do que eu esperaria para um ano. Obrigada!
Nosso post mais popular, como esperado, é o “Sobre o Legado”, onde entrevisto ex-funcionários do Banco Garantia. Esse post foi, de fato, game changer para a newsletter. A cultura agressiva do Garantia se faz ainda hoje muito presente no nosso mercado.
Queria deixar aqui indicações de materiais que li em algum espaço nesses últimos dois meses, que talvez vocês possam gostar:
Já indiquei no Twitter o More Money Than God, livro sobre Hedge Funds americanos como Tiger e Renaissance, e também o The Tycoons, sobre grandes magnatas americanos. E outro livro que eu queria recomendar é o Universidade de Berkshire Hathaway, com as cartas da empresa desde 1986. É uma leitura muito muito rica e é interessante ver como a companhia cresce com o passar dos anos nas atas das reuniões do que é hoje o evento mais almejado por todos que estudam e se dedicam ao value investing.
Outro conteúdo é o podcast do Farnam Street (que se você não conhece, deveria! Tudo que eles fazem é de alta qualidade e envolve mercado, estoicismo, modelos mentais, melhoria do processo de tomada de decisão e tantas outras coisas), intitulado The Knowledge Project. O episódio 161, com Jim Dethmer, sobre os pilares da integridade, é excepcional. Passa por temas como inteligência emocional, assumir seus erros e tantas outras coisas relativas a propósito.
Por fim, obrigada mais uma vez pela leitura e paciência. Fico muito feliz e grata pela comunidade (de 2.333 pessoas!) que construímos aqui.
Obrigada por ler!
Clara Sodré
Benvinda!