7 Comments

Clara, interessante sua visão sobre a importância da prática e da rotina para alcançar a excelência. Contudo, é importante considerar que, em ambientes corporativos voláteis, existe um constante trade-off entre manter o foco na prática contínua e adaptar-se a mudanças abruptas no cenário externo. Esta dinâmica muitas vezes exige mudanças estratégicas nas empresas que podem ser vistas como falta de foco, mas são na verdade adaptações necessárias. Alcançar a excelência é desafiador não só pela necessidade de repetição, mas também pelo desafio de saber quando e como mudar o foco diante de novas circunstâncias.

Expand full comment

"Tudo que você faz re-pe-ti-da-men-te [...]" - não tem muito segredo, né?

Mais um texto incrível.

Expand full comment

Muito bom texto e tema Clara, gostei muito da parte que citou sobre a rotina do atleta ser chata. costumo pensar e observar isso na rotina de um C-Level/Executivo. Muitos conteúdos relacionados a performance/coach vende alguns supostos hábitos deles que seriam chave pra alta performance e essas bullshits, quando no final do dia a excelência/sucesso foi apenas o resultado de dias repetitivos durante anos.

Expand full comment

Presa nesse post. Te amo!

Expand full comment

Eu gosto da forma como o Darwinismo define excelência, e é uma definição bastante simples, mas muito profunda. E ele tem algumas centenas de milhões de anos para embasar o conceito (que foi o tempo onde se admite que a Terra passou a permitir condições de vida).

O excelente, no longo prazo, é o que sobrevive. O resto morre.

Sobre a frase do Coolidge, penso que persistência também é um talento.

Parabéns pelo post! Tema interessante.

Expand full comment

"Hard work beats talent when talent doesn't work hard" Kevin Durant.

Excelente, como sempre, Clara!

Expand full comment

Depois desse post preciso ler urgentemente o livro Outliers. Muito bom, Clara

Expand full comment